segunda-feira, 9 de abril de 2012

Mais de 22 mil vagas para qualificação de professores

Por Joyce Trindade - joyce.trindade@folhadirigida.com.br

Crédito: Arquivo
Capes inscreve para cursos de qualificação de professores em todo o Brasil
Até o dia 8 de abril, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) oferece vagas para o Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor) Presencial. Até o início da tarde desta segunda-feira, dia 2, a oferta de vagas era de 22.859. Porém, este número pode aumentar caso surjam novas oportunidades nas instituições de ensino, até o fim do prazo.

Os cursos são inteiramente gratuitos e destinados, exclusivamente, a professores em exercício na rede pública da Educação Básica de todo o país. Até o fechamento desta edição, os professores do Estado do Rio de Janeiro contavam com 316 vagas. Os interessados devem acessar o site da Plataforma Freire, onde as pré-inscrições devem ser feitas.

Os docentes podem optar por cursar a primeira licenciatura, para professores que não têm formação superior; a segunda licenciatura, para professores em exercício na rede pública da educação básica, há pelo menos três anos, em área distinta da sua formação inicial; ou a formação pedagógica, para quem é graduado, mas não licenciado.

O cadastro deverá ser validado, entre os dias 9 e 23 de abril, pelas Secretaria de Educação Estadual ou Municipal à qual o professor estiver vinculado. A seleção das instituições acontece entre 24 de abril e 8 de maio. Quem tiver dúvidas pode entrar em contato por telefone. As aulas começam no segundo semestre.

O Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica é resultado da ação conjunta do Ministério da Educação, de Instituições Públicas de Educação Superior e das Secretarias de Educação dos Estados e Municípios, no âmbito do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação.

O objetivo principal do Parfor é garantir aos professores em exercício na rede pública de educação básica uma formação acadêmica exigida pela Lei de Diretrizes e bases da Educação Nacional, bem como promover a melhoria da qualidade da educação básica.

Serviço
Telefone: 0800-616161

Nenhum comentário: