sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

A pedidos ! Roteiro de produção de texto para trabalhar nos anos iniciais.

1 – SITUAÇÃO INICIAL:
  • Quando acontece a história?
  • Onde acontece
  • Quem são as personagens?

 

2 – CONSEQUÊNCIA:

  • Qual o problema que a personagem principal enfrenta?
  • O que sente a personagem principal dentro do problema?
  • As personagens têm as características certas para enfrentar o problema?

 

3 – RESOLUÇÃO:

  • O que a personagem faz para resolver o problema?
  • O que acontece no final da história?
  • Como se sente a personagem no final da história?

 

ESCRITA DO TEXTO

Escreva o texto no rascunho. Será o momento de passar para o papel as idéias organizadas na mente. Durante a escrita, fique atento se os acontecimentos da história estão ligados uns aos outros e se eles levam ao final escolhido por você.

 

REVISÃO DO TEXTO

  • Leia e releia o que você escreveu para verificar se:
  • Sua história está completa:
  • Conta quem são as personagens;
  • Onde e como elas vivem;
  • O que aconteceu para alterar a vida da personagem principal;
  • Como ela se sentiu;
  • O que fez para resolver o problema e que conseqüências tiveram essas ações.
  • Usou expressões como: “um dia”, “naquele mesmo dia”, “na manhã seguinte”, “então”, para indicar a passagem de tempo e fazer ligação entre os fatos da história.
  • Usou letra maiúscula quando necessário;
  • Usou pontuação correta nos diálogos;
  • Grafou as palavras corretamente. Use o dicionário sempre que tiver dúvidas;
  • Deu título a sua história.

Um comentário:

Mary Régis disse...

Muito bom vou aproveitar bastante.