terça-feira, 5 de maio de 2009

A imprescindível ( r ) evolução dos blogues educativos



Quando uma ferramenta está bem afiada os efeitos que ela desencadeia são espetaculares. Você já experimentou usar uma tesoura ou cortador de unhas desamolado? Uma tristeza, não é mesmo? Já tentou escrever com uma caneta com a tinta falhando? Já tentou falar ou dar aula com a garganta emperrada? Já tentou ler com pouca luz? Já trabalhou ou estudou com o estômago reclamando alimento? Pois, meu prezado leitor, quando o assunto é educação as ferramentas de apoio precisam estar tinindo, caso contrário, o que pode ser feito com agilidade e eficiência segue naquele passinho de bêbado cambaleante.
Arquivo pessoal Doralice AraújoColegas professores: os blogues podem fazer convergências educacionais espetaculares
Eu gosto muito da ideia de computadores e de internet no interior das escolas, mas desde que estejam garantidas as habilidades de leitura e escrita na vida de todos, ou seja, crianças, jovens, professores e todo o pessoal de apoio, inclusive administrativo dominando muito bem a escrita com o lápis e a caneta, além da contagiante expressão oral, uma vez que estão envolvidos com a educação. A inversão desse quadro, apoiada por muita gente que desconhece a rotina em sala de aula, acarreta consequências entristecedoras ao panorama escolar. Quer exemplos?
> Profissionais das diversas áreas, egressos recentemente das universidades, não sabem escrever uma carta manuscrita , elaborar um relatório, organizar um projeto de pesquisa sem “colar” de outro, mais antigo.
> Vestibulandos e candidatos aos demais concursos temem as interpretações e redações, porque na horinha H não terão nem corretor ortográfico, nem “colinha” para olhar e segurar as dificuldades, sempre emergentes na escrita convencionalmente inaceitáveis nas avaliações institucionais.
Uma (r)evolução animadora
Vejo com muita alegria a invasão enriquecedora dos blogues educativos no universo da internet, mas é preciso preparar mais o meu colega professor aos desafios dessa comunicação, que exige ferramentas específicas e um domínio comunicativo assentado em propósitos educacionais de fato eficientes.Uma tristeza
No ano passado a condição materna permitiu a esta professora o exame diário do portal educacional do colégio onde minha fiha estuda. Ficava pasma ao ver os blogues bobinhos, cheinhos daqueles desenhinhos com moranguinhos, bonequinhas e outras coisinhas muito chamativas ao universo das primeiras séries escolares, entretanto, muito distante das necessidades e expectativas de um adolescente da 8ª série. Um detalhe: os alunos apareciam com comentários em grande número, mas porque uma intimação verbal dos professores em sala de aula lhes apontava para que fossem buscar e imprimir as tarefas de casa, postadas no blogue.
Meus colegas, sobretudo os de língua portuguesa devem primar pela boa escrita, que não precisa carregar pedantismo vocabular, nem construções sintáticas engenhosas, mas simplesmente comunicar bem e com todas as letras, além dos propósitos educacionais objetivamente delineados. Fazer um estudante visitar uma página eletrônica só para ir lá e imprimir uma tarefa escolar é um abuso à inteligência de quem sabe ligar o PC, localizar um arquivo no portal e imprimi-lo, você concorda comigo?
Uma alegria
Fiquei bem contente ao encontrar no suplemento Educação e Ensino, hoje encartado na Gazeta do Povo a reportagem “Professores plugados", de Ricardo Ampudia; confira - e se conhecer outras páginas sobre o assunto, não deixe de indicar o endereço de acesso. A educação é assunto de primeira ordem na vida de todos e as boas engrenagens merecem destaque.
Sugestões
Reeproduzi abaixo alguns links indicados na reportagem; examine-os, também.
> Edublogosfera
> Pedablogia
> Literalice
Caso você conheça ou mantenha um blogue educacional não hesite em indicar o endereço de acesso; será ótimo divulgar o imprescindível trabalho de convergência espetacular proporcionada pela internet educativa.
Até a próxima!

http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/blog/namira/?id=849229


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